Crianças da Mata Norte ganham quatro bibliotecas da ONG CEDILI para fortalecimento da Educação Infantil – Prefeitura de Lagoa de Itaenga

Publicado em 21 de junho de 2024, por Imprensa | Categoria: Destaque

O Centro de Desenvolvimento Integral em Lagoa de Itaenga (CEDILI), por meio do Projeto Minha Primeira Opção – Educação, que tem como foco principal a iniciação musical dos seus beneficiários, realizou nesta quinta-feira (20) a inauguração de quatro bibliotecas que irão fortalecer a educação infantil do município. A ação é financiada pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Lagoa de Itaenga. A sede da instituição abriga um dos espaços e os outros três estão instalados em escolas parceiras, onde o projeto está sendo executado. A cerimônia de inauguração aconteceu no prédio do CEDILI, no centro da cidade.

O intuito é ampliar a educação integral das crianças e adolescentes beneficiados direta e indiretamente pelo projeto, potencializando suas habilidades e competências de leitura, interpretação e repertório cultural. Cada espaço foi dotado de um acervo literário atualizado, escolhido em parceria pela equipe técnica do projeto, coordenação educacional da Secretaria Municipal de Educação e corpo docente das escolas, juntamente com estantes, mesas, cadeiras e almofadas. Oferecendo um ambiente propício para a realização de ações coordenadas e orientadas de leitura, interpretação e convivência, tanto para os beneficiários diretos do projeto como para os demais alunos da escola.

“As bibliotecas terão um papel fundamental para despertar nas crianças o prazer de ler. O ambiente, além de ser destinado à leitura e ao letramento, pode oferecer experiências lúdicas que irão incentivar o interesse desse público pelo universo dos livros. É uma grande alegria poder despertar nessas crianças e adolescentes algo tão importante na vida. A educação é o melhor caminho para um futuro grandioso”, disse Izania Barbosa, coordenadora geral do projeto.

Transformar a leitura em um hábito é tão urgente quanto necessário desde a infância. “Agradeço CEDILI por toda parceria, por todo empenho e aos oficineiros que são sempre motivo de alegria. A gente ver esse cantinho da leitura, essas bibliotecas, que são as coisas mais encantadoras. Os alunos passam e querem ficar lá dentro. Ler é muito bom, mas quando a gente pega um livro que ele não tem capa, quando é aquele livrinho todo feinho, não tem aquele prazer. Mas, quando a gente vê, aquele montante de livro novinho, é encantador, é isso que sentimos nesses novos espaços”, ressaltou Daniela Barros, diretora da Escola Antônio Neves, parceira do Projeto.

A ONG – O CEDILI é uma instituição social sem fins lucrativos que desenvolve atividades socioeducativas para crianças, jovens adultos e idosos. A instituição também desenvolve um papel importante na reurbanização da comunidade do Matadouro, em Lagoa de Itaenga, com a participação da população e o financiamento de grandes empresas.