CEDILI realiza formação continuada com educadores da Rede Municipal de Ensino – Prefeitura de Lagoa de Itaenga

CEDILI realiza formação continuada com educadores da Rede Municipal de Ensino

Publicado em 24 de maio de 2024, por Imprensa | Categoria: Destaque
📸 Mió TV

Na terça-feira (14), o Centro de Desenvolvimento Integral em Lagoa de Itaenga, através do Projeto Minha Primeira Opção – Educação, realizou um ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, com o tema: A Escola em Tempo Integral e Sua Relação com os Espaços Comunitários de Aprendizagem.

Educação integral é uma concepção de que o ser humano é sujeito integral enquanto sujeito de conhecimento, de cultura, de valores, de ética, de memória, de imaginação, sendo esses os objetivos principais do Projeto Minha Primeira Opção – Educação.

A formação foi ministrada por Rondiléia Santos, Prof.* Esp. Em Direitos da Criança e do Adolescente; Palestrante; Assistente Social; Consultora em Políticas da Saúde, Assistência Social e Educação; pós-graduanda em Educação especial e inclusiva.

A formação continuada contribui de forma significativa para o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor, cujo objetivo, entre outros, é facilitar as capacidades reflexivas sobre a própria prática docente, elevando-a a uma consciência coletiva.

“A formação foi de uma grande aprendizagem, saímos hoje com vários conhecimentos, graças a nossa formadora” disse Jeane Viana, educadora da rede municipal da Escola Denise Maria.

Rondiléia usou referências de sua vida pessoal durante o encontro, facilitando o entendimento dos educadores, e mostrando que todos têm a capacidade de lidar com diferentes cenários.

Com esse aprendizado extra, o profissional melhora a sua capacitação e ainda se mantém atualizado em relação às mudanças na forma de educação e no comportamento das novas gerações. Uma formação de professores adequada serve como alicerce para construir escolas, cidadãos e profissionais mais competentes, éticos e humanos.

É preciso destacar que o Projeto Minha Primeira Opção é financiado pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente – FMDCA, com apoio do Itaú Social e parceria da Prefeitura Municipal de Lagoa de Itaenga e da Secretaria Municipal de Educação.